Aumento de produtividade extraordinário: cultivo de pepino cresce mais de 500% em aplicação do Hi-Cote na Tailândia


(Resumo do estudo sobre o efeito do Nousbo CRF 20-7-12 no crescimento e produtividade do pepino na Tailândia)
A aplicação de CRFs para atender às exigências fisiológicas em diferentes estágios de crescimento das plantas é uma das formas de aumentar a disponibilidade de nutrientes para uma melhor produtividade. Neste estudo, o Nousbo CRF 20-7-12 foi avaliado quanto à sua eficácia como produto de aplicação única para fornecimento completo de nutrientes ao pepino, de agosto a janeiro de 2018-2019, em duas localidades na Tailândia: o King Mongut’s Institute of Technology Ladkrabang (KMITL) em Bangkok, considerado um campo com baixa fertilidade do solo, e a Universidade de Chiang Mai, na Província de Chiang Mai, considerado um campo com fertilidade comum do solo.
O Nousbo CRF 20-7-12 é um fertilizante na forma de grânulos revestidos com material polimérico que pode controlar a taxa, o padrão e a duração da liberação dos nutrientes. A eficiência do Nousbo CRF foi avaliada nas doses de 3, 4 e 5 g/planta como fertilizante base único, o que equivale a 150 kg/ha, 200 kg/ha e 250 kg/ha, respectivamente, e comparado com o fertilizante convencional (500 kg/ha de fertilizante 25-7-7 mais 500 kg/ha de fertilizante 8-24-24 mais 500 kg/ha de fertilizante 8-24-24 como cobertura lateral), totalizando 1500 kg/ha. O número de frutos por planta, o peso total de frutos comercializáveis e não comercializáveis foram avaliados na colheita. A leitura do medidor de clorofila SPAD (análise do desenvolvimento da planta no solo) também foi registrada aos 15, 30 e 45 dias após o tratamento. Os resultados estão resumidos na tabela e gráfico a seguir.
Parâmetros de produtividade e crescimento do pepino afetados por diferentes tipos de fertilizantes CRF no KMITL e na Universidade de Chiang Mai:
A análise dos parâmetros de crescimento e produtividade confirmou que a quantidade e a qualidade da aparência dos frutos de pepino foram superiores para todos os tratamentos com CRF, em comparação com os campos tratados com fertilizantes convencionais. O número de frutos comercializáveis no KMITL foi de 12.188, 13.594 e 51.563 frutos/ha com a aplicação de CRFs nas doses de 3, 4 e 5 g/planta, respectivamente, enquanto apenas 2.343,80 frutos/ha foram observados nas parcelas tratadas com fertilizante convencional. Outro achado promissor foi que o peso dos frutos comercializáveis foi de 1,43, 2,31 e 10,43 ton/ha nas parcelas tratadas com CRFs nas doses de 3, 4 e 5 g/planta, em comparação com 0,43 ton/ha de pepinos coletados da parcela tratada com fertilizante convencional. As plantas tratadas com CRF a 5 g/planta apresentaram o maior SCMR, seguidas pelas plantas tratadas com CRFs nas doses de 4 e 3 g/planta e fertilizante convencional.


Este estudo demonstrou que a produtividade do pepino foi significativamente maior para todas as todas as áreas tratadas com CRF em comparação com o fertilizante convencional no KMITL, e houve um leve aumento na produtividade do pepino entre os tratamentos com CRF 3, 4 e 5 g/planta e o tratamento com fertilizante convencional em Chiang Mai. Além disso, os tratamentos com CRF apresentaram maior peso fresco médio do que o tratamento convencional. Entre as parcelas tratadas com CRF 3, 4 e 5 g/planta, o CRF 5 g/planta obteve o melhor resultado em peso fresco médio na localização de KMITL, enquanto o tratamento com CRF 4 g/planta mostrou o maior peso fresco na localização de Chiang Mai. Esses resultados confirmam que o CRF 20-7-12 pode ser uma excelente alternativa aos fertilizantes convencionais e se tornar um substituto devido à sua capacidade de fornecer nutrientes às plantas de pepino de maneira controlada.
Tecnologia exclusiva que redefine a agricultura moderna


