Eficácia da produção de tomate após tratamento com fertilizante de liberação controlada Nousbo na Índia, resultando em um ganho de 24,66%

Resumo do estudo sobre o efeito do Nousbo CRF 21-6-10 no crescimento e rendimento do tomate na Índia.

A produção agrícola sustentável tornou-se uma das prioridades mundiais nos últimos dez anos, como resultado da crescente preocupação com o aumento da população. A produção de tomate deve refletir a capacidade de obter altos rendimentos, o que pode ser alcançado por meio do uso adequado de fertilizantes e técnicas modernas de fertilização. O uso de fertilizantes de liberação controlada para atender às necessidades das plantas é uma forma de aumentar a disponibilidade de nutrientes no momento adequado para o crescimento e desenvolvimento das culturas, visando melhores colheitas. O Nousbo CRF 21-6-10 é um fertilizante de liberação controlada com grânulos revestidos por um material polimérico que permite controlar a taxa, o padrão e a duração da liberação de nutrientes para as plantas. Esse fertilizante é aplicado com o objetivo de maximizar a eficiência nutricional, ao mesmo tempo em que minimiza as perdas de nutrientes.

O fertilizante CRF 21-6-10 foi avaliado quanto à sua eficácia como produto de aplicação única para o fornecimento completo de nutrientes ao tomate, no período de março a julho de 2019, em dois locais. O primeiro local experimental foi no Departamento de Horticultura da Universidade de Agricultura, Tecnologia e Ciências Sam Higginbottom (SHUATS), e o segundo foi na vila de agricultores Bhiskuri, em Prayagraj, Uttar Pradesh, Índia. Os fertilizantes utilizados nas parcelas com tratamento convencional foram ureia, DAP e MOP, nas dosagens de 240 kg/ha, 100 kg/ha e 100 kg/ha, respectivamente. O CRF 21-6-10 foi aplicado uma única vez, como adubação de base, por meio de covas ou aplicação por planta, nas dosagens de 3, 4 e 5 g/planta. Foram avaliados parâmetros de crescimento como: número de frutas por 10 plantas, peso total de frutas comercializáveis e não comercializáveis por 10 plantas (kg), e produtividade estimada em toneladas por hectare. Os resultados estão resumidos na tabela a seguir.

Os dados da SHUATS e da Vila Bhiskuri mostraram que o número de frutas de tomate foi significativamente influenciado pela taxa de aplicação do CRF. Os maiores valores de número de frutas na SHUATS foram 538, seguidos por 532, com os tratamentos CRF 5g e CRF 4g, respectivamente. O maior número de frutas na Vila Bhiskuri foi de 260,00 e 242,33 com os tratamentos CRF 5g e CRF 4g, respectivamente.
Os resultados revelaram que o maior peso de frutas comercializáveis na SHUATS (62,64 kg) foi obtido pelas plantas cultivadas em parcelas tratadas com CRF nas dosagens de 4 e 5g/planta. O mesmo resultado foi observado na Vila Bhiskuri.
O CRF nas dosagens de 4g e 5g/planta apresentou uma vantagem relativa de 10,9% e 24,7% em relação às parcelas tratadas com fertilizante convencional, em termos de produtividade estimada por hectare na Vila Bhiskuri.

Qualidade da produtividade do tomate influenciada por diferentes tipos de fertilizantes:

Uma menor quantidade de Nousbo CRF 21-6-10 por hectare resultou em uma maior disponibilidade de nutrientes no solo do que uma quantidade maior de fertilizante convencional por hectare, criando assim um ambiente nutricional favorável ao crescimento intensivo do tomate. Além disso, entre as parcelas tratadas com CRF nas dosagens de 3, 4 e 5 g/planta, o tratamento com CRF 5g/planta apresentou o melhor resultado na média do número de frutas de tomate comercializáveis em ambos os locais.

Tecnologia exclusiva que redefine a agricultura moderna