Na Tailândia, o uso do fertilizante de liberação controlada Nousbo resultou em um impressionante aumento de 164,76% na produtividade do milho doce

Resumo do estudo sobre o efeito do Nousbo CRF 28-5-10 no crescimento e desempenho de produção de Milho Doce na Tailândia.

O uso de CRFs recém-formulados é uma excelente alternativa aos fertilizantes convencionais e pode se tornar um substituto devido à sua capacidade de fornecer nutrientes de maneira controlada. O Nousbo CRF 28-5-10 é um fertilizante na forma de grânulos revestidos com material polimérico, que pode controlar a taxa, o padrão e a duração da liberação de nutrientes para as plantas. Neste estudo, o Nousbo CRF 28-5-10 foi avaliado quanto à sua eficácia como produto de aplicação única para fornecimento completo de nutrientes para o Milho Doce, de agosto a janeiro de 2018-2019, em duas localizações na Tailândia: o campo do Instituto de Tecnologia King Mongut de Ladkrabang (KMITL) em Bangkok, considerado um campo com baixa fertilidade do solo, e o campo da Universidade de Chiang Mai, na província de Chiang Mai, considerado um campo com fertilidade do solo comum.

Para ambas as localidades, a eficiência do Nousbo CRF foi avaliada nas doses de 3, 4 e 5 g/planta como fertilizante de base único, o que corresponde, respectivamente, a 240 kg/ha, 320 kg/ha e 460 kg/ha, e comparada com o fertilizante convencional (400 kg/ha de fertilizante de base 15-15-15, mais 400 kg/ha de fertilizante de cobertura 46-0-0, mais 400 kg/ha de fertilizante de cobertura 15-15-15), cujo total é de 1200 kg/ha. Foram avaliadas a altura das plantas aos 15, 30 e 60 dias após o plantio, o peso fresco e seco da planta, o peso, comprimento, largura, diâmetro e peso total das espigas na colheita. As leituras do medidor de clorofila SPAD (Soil Plant Analysis Development), que indicam a densidade de clorofila nas folhas, também foram registradas aos 15, 30 e 60 dias após o plantio. Os resultados estão resumidos na tabela a seguir.

A análise da altura das plantas mostrou que as plantas mais altas foram obtidas nos canteiros tratados com CRF 5 g/planta (120 cm), seguidas pelos tratamentos com CRF 4 g/planta (102 cm), 3 g/planta (83 cm) e fertilizante convencional (63 cm) no campo experimental da KMITL, sendo que uma tendência semelhante foi observada no campo experimental de Chiang Mai. Além disso, o tratamento com CRF 5 g/planta apresentou o maior índice de clorofila, seguido pelas aplicações de CRF a 4 e 3 g/planta, e pelo tratamento com fertilizante convencional.

A análise do peso fresco e seco da parte aérea das plantas no campo experimental da KMITL mostrou que tanto o peso fresco quanto o peso seco aumentaram significativamente em resposta à aplicação de fertilizante de liberação controlada. A tendência foi semelhante para o peso seco da parte aérea, com o maior valor detectado no tratamento com CRF 5 g/planta, seguido pelos tratamentos com CRF 4 e 3 g/planta, fertilizante convencional, enquanto o tratamento controle apresentou a menor produção de massa seca da parte aérea.

Tendências semelhantes dos efeitos dos tratamentos foram observadas em outros parâmetros de produtividade do milho doce, como peso total das espigas, peso das espigas sem palha, largura, comprimento e diâmetro das espigas.

Produtividade e qualidade dos frutos do milho doce afetadas por diferentes tipos de fertilizantes:

A partir deste estudo, foi determinado que a aplicação única de fertilizantes de liberação controlada (CRFs) como fertilizante de base proporciona, de forma evidente, um maior suprimento de nutrientes disponíveis no solo, criando assim um ambiente nutricional favorável ao crescimento intensivo do milho doce. Além disso, entre os canteiros tratados com CRF nas doses de 3, 4 e 5 g/planta, o tratamento com 5 g/planta apresentou os melhores resultados médios em peso fresco, peso total das espigas, largura, comprimento e diâmetro.

Produtividade e parâmetros de crescimento do milho doce afetados por diferentes tipos de fertilizantes CRF na KMITL e em Chiang Mai:

Tecnologia exclusiva que redefine a agricultura moderna