Um expressivo ganho de 16,61% em produtividade foi alcançado na produção de pimenta na Malásia, evidenciando o impacto positivo e benefícios da tecnologia Hi-Cote


(Resumo do estudo sobre a eficácia do Nousbo CRF 21-6-10 no crescimento e rendimento da pimenta-malagueta na Malásia)
O Nousbo CRF 21-6-10 é um fertilizante na forma de grânulos revestidos com polímero que pode fornecer nutrientes de liberação lenta às plantas durante todo o período de crescimento. A eficácia do CRF 21-6-10 foi avaliada para a cultura da pimenta de março a julho de 2019 em dois locais na Malásia com propriedades de solo semelhantes: MARDI Serdang e MARDI Cameron Highland, a fim de determinar o efeito do Nousbo CRF no crescimento e na produtividade da pimenta e confirmar a dose efetiva de CRF que produzirá a maior produtividade.
Para ambos os locais, a eficiência do CRF 21-6-10 foi testada utilizando os seguintes tratamentos: Controle (sem fertilizante), Dose Recomendada de Fertilizante Convencional e CRF com doses de 3, 4 e 5 g/planta. Os dados de crescimento e desenvolvimento foram registrados pela avaliação da altura da planta 61 dias após o transplante e da produtividade total por planta na colheita. Os valores de SPAD (Soil Plant Analysis Development), que refletem o teor aproximado de nitrogênio, foram coletados 61 dias após o transplante. Os resultados estão resumidos na tabela a seguir.


Parâmetros de rendimento e crescimento da pimenta afetados por vários tipos de fertilizantes em Serdang e Cameron Highland:
Os resultados mostraram que as plantas de todas as parcelas tratadas com CRF eram significativamente mais altas do que as plantas tratadas com fertilizante convencional. Além disso, as plantas mais altas foram produzidas em parcelas tratadas com 5g/planta de CRF e eram mais altas do que todos os outros tratamentos em ambos os locais. Os valores de SPAD obtidos no experimento de Serdang mostraram que as plantas tratadas com CRF produziram valores de SPAD maiores do que as das parcelas tratadas com fertilizante convencional. A análise do rendimento da pimenta revelou que os tratamentos com CRF de 4g/planta e 5g/planta tiveram uma vantagem de rendimento de 11,1% e 15,5%, respectivamente, sobre as parcelas tratadas com fertilizante convencional em Serdang.
O mesmo padrão foi observado nas plantas cultivadas em Cameron Highland. Os resultados mostram que a aplicação de 4 e 5g/planta de CRF em Cameron Highland foi vantajosa sobre as parcelas tratadas convencionalmente, com uma vantagem de rendimento de 12,1% e 16,6%, respectivamente. As plantas com melhor rendimento neste experimento para ambos os locais foram obtidas de plantas tratadas com 4 e 5 gramas/planta de CRF.
Qualidade da produção de pimenta afetada por vários tipos de fertilizantes:
A aplicação basal única de Nousbo CRF 21-6-10 aumentou significativamente o suprimento de nutrientes disponíveis no solo, criando assim um ambiente nutritivo favorável ao crescimento intensivo da pimenta. Além disso, entre as parcelas tratadas com CRF 3, 4 e 5 g/planta, o tratamento com CRF 5 g/planta apresentou os maiores resultados para peso médio, altura e valores SPAD da pimenta em ambos os locais.
Tecnologia exclusiva que redefine a agricultura moderna


